domingo, 30 de junho de 2013

Visita ao CENTRO DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO ESPERANÇA - APAE

RECEPÇÃO

 
Fomos recepcionados pela Coordenadora Maria de Fátima, a mesma trabalha há 02 anos no CAEEE, fomos informados que a instituição possui um convênio com o governo estadual e uma parceria com o municipal, sendo que os mesmos disponibilizam os profissionais para atuarem na escola. O CAEE trabalha através de projetos que são: ASI (Autonomia, Socialização e integração) , AEE ( Atendimento Educacional Especializado) e Projeto REFAZER: atendimento somente para os autistas. Os professores trabalham de acordo com o PIA: Plano Individualizado ao Aluno, buscando através deste atender as necessidades de cada aluno. Os mesmos são alocados em salas de acordo com suas deficiência intelectual e física. São recebidos alunos desde os 05 anos de idade até idosos.
Observou-se que os alunos são muito bem atendidos e sentem muito prazer em estar naquele local, ao contrário do que muitos pensam os mesmos nos receberam com muita atenção e educação. O espaço físico da instituição é todo adaptado para atender os diversos tipos de especialidades, desde os menos comprometidos até os que têm um alto grau de comprometimento .
 
As empresas oferecem vagas para as pessoas com deficiência para integra-las na sociedade e ao mercado de trabalha, porém a família por medo e auto proteção acabam não aceitando. Presenciamos o ensaio da quadrilha, que estava sendo orientado pela professora de educação física.
A APAE é uma instituição filantrópica, oferendo desde o transporte gratuito, material escolar , alimentação , materiais para higiene e limpeza dos alunos, atendimento odontológico e encaminhamento psiquiátrico para os alunos e familiares. Os alunos gostam da APAE pois há interatividade, e são bem acolhidos e bem cuidados. Necessitam do acompanhamento dos pais. Os funcionários se colocam no lugar para depois julgar qualquer aluno.
A instituição sobrevive de doações da sociedade e recebe uma verba federal e eventos tais como: bazar, festa junina e outros.
Atualmente estão mobilizados para a compra de um novo ônibus , pois o atual veiculo está em péssimas condições e não é adaptado para o transporte de pessoas especiais.
Visitamos a horta da unidade da qual são retirados hortaliças para o consumo dos alunos e funcionários no dia a dia, a mesma é cuidada através do trabalho voluntário de um dos motoristas da escola e de alguns alunos do ASI - LABORAL (que é voltado ao trabalho) que também cuidam da jardinagem.
 
 
O Centro de Atendimento Educacional Especializado Esperança APAE oferece os seguintes atendimentos:
 

AEE

Atendimento Educacional Especializado se destina aos alunos que frequentam o ensino regular , os mesmos vão para o CAEE no contra turno . Para ingressar no AEE precisa necessariamente estar no ensino regular. No mesmo os alunos passam por quatro salas temáticas, durante duas vezes na semana e aulas com duas horas de duração em um esquema de rodízios, ou seja, os alunos a cada duas horas mudam de sala. Estas salas são: TA - Tecnologia Assistida, Comunicação e Códigos, Desenvolvimento Cognitivo e Artes.
No TA, o aluno é levado a adquirir conhecimentos através do uso de diversos softwares educativos e jogos que estimulam a capacidade cognitiva do mesmo.
Na sala de Comunicação e Códigos, trabalha-se com linguagem oral, que no caso é o ensino da língua portuguesa, estimulando o aluno a desenvolver a fala e a escrita, através de histórias e jogos pedagógicos.
Na parte de Desenvolvimento Cognitivo, procura-se desenvolver o raciocínio lógico-matemático, com o uso de materiais concretos.



E na sala de Artes, o aluno é levado a desenvolver a sua criatividade em artes plásticas e cênicas.

 

Sala do ASI (Autonomia, Socialização e Integração)

O ASI é direcionado preferencialmente aos alunos que não frequentam o ensino regular. Estes alunos tem um alto grau de comprometimento e com idade já avançada. O ASI é divido em três salas: a primeira é voltada para as crianças com paralisia cerebral, estes têm o atendimento do fisioterapeuta com o auxílio de uma professora com formação na área; a segunda sala é chamada de ASI LABORAL, onde os alunos são estimulados a confeccionarem tapeçaria para que possam aprender um ofício e assim, levarem este conhecimento para casa e transformarem o mesmo em uma renda; e a terceira sala do ASI é onde os alunos que têm um grau elevado de comprometimento, são estimulados a aprenderem o AVD (Atividade de Vida Diária) para que tenham uma maior independência em sua vida.
 

Refazer

O projeto Refazer atende alunos autistas. Neste atendimento, trabalha-se todas as partes do cognitivo do aluno, onde ele é levado a interagir com o mundo e com as pessoas que estão ao seu redor, tornando-os o mais independentes possível. Procura-se trabalhar com uma rotina diária, pois, os autistas não aceitam mudanças.
 

 

Conclusão

Podemos concluir que, esta visita nos esclareceu muito sobre a APAE e os alunos que ali são atendidos. Primeiramente, podemos perceber que, a APAE não atende fazendo uma divisão por síndromes, mas sim, procura conhecer as habilidades de cada um e assim os remanejar da melhor maneira. Segundo, muitas tem uma divisão distorcida dos alunos que ali são atendidos, e muitas vezes são motivo de chacota, devido a falta de conhecimento a respeito das síndromes. E por último, podemos concluir que, não podemos confundir deficiente intelectual com doente mental, pois, os deficientes intelectual são dóceis e amáveis quando bem compreendidos.



“Seja humilde, pois até o sol com toda a sua grandeza se põe e deixa a lua brilhar” (Bob Marley)
“Não se limite. Muitas pessoas se limitam ao que elas pensam que podem fazer. Você pode ir tão longe quanto sua mente permite. O que você acredita, você pode conseguir” (Mary Kay Ash)
 

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